segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Matérias para a avaliação

Escola Gilka Drumond: 1º Ano O ciclo do ouro
                                   
                            
Escola Dr José: 1º e 7º anos União Ibérica e Guerra dos Mascates
                         8º 13 colônias
                         6º Climas / Fatores Climáticos
                         9º Vamos fazer uma linha de tempo ilustrada sobre a 2ªGM

Climas 6º Ano

O Clima
Elementos do clima
Você sabia que clima e tempo são conceitos diferentes? O tempo é caracterizado como as condições atmosféricas de um local em um determinado momento. O clima, por sua vez, é o conjunto de variações do tempo de um local, sendo classificado após longas observações dos fenômenos atmosféricos.

Portanto, o clima é estabelecido após anos de análises contínuas das repetições do tempo de um lugar. Entre os fatores que interferem no clima estão a vegetação, o relevo, as massas de ar, a umidade, a localização no planeta, além da ação do homem.


Crianças brincando em lugares de baixas temperaturas
O clima e o tempo são elementos naturais que interferem nos hábitos da população, como, por exemplo, nas roupas, visto que nas regiões frias as pessoas usam casaco, gorro, luva, cachecol, suéter, entre outros acessórios que possam combater a ação do frio. Já nas regiões com temperaturas mais elevadas, as pessoas se vestem com roupas mais leves.

As brincadeiras também podem variar de acordo com o clima. Em lugares com temperaturas elevadas, as brincadeiras podem ser em rios, piscinas, nas praças, etc. No entanto, nos lugares frios também é possível se divertir, principalmente com a neve, que ocorre em alguns lugares do planeta.

Zonas Climáticas da Terra
Foram estabelecidas cinco Zonas Climáticas na Terra:

Zona Glacial Ártica: localizada ao norte do Círculo Polar Ártico; é caracterizada pelo frio.

Zona Temperada do Norte: situada entre o Círculo Polar Ártico e o Trópico de Câncer, apresenta temperaturas amenas e as quatro estações do ano bem definidas.

Zona Intertropical: abrange a área entre os Trópicos de Câncer e o de Capricórnio. Essa região do globo é “cortada” pela linha do Equador, sendo marcada pelas temperaturas elevadas.

Zona Temperada do Sul: está localizada entre o Trópico de Capricórnio e o Círculo Polar Antártico. As temperaturas são agradáveis.

Zona Glacial Antártica: compreende as regiões ao sul do Círculo Polar Antártico. As temperaturas estão entre as mais baixas do planeta.
 A PREVISÃO DO TEMPO
Previsão do Tempo
A previsão do tempo é muito importante para várias atividades
A previsão do tempo sempre foi um elemento de grande importância para a humanidade, pois várias atividades dependem das condições climáticas, em especial a agricultura.
O desenvolvimento tecnológico proporcionou maior eficácia nos resultados da previsão do tempo. Satélites artificiais, computadores e programas para coleta e cálculo de dados atmosféricos garantiram maior precisão ao estabelecer as condições do tempo.
Para se obter a previsão do tempo é necessário que ocorra o monitoramento das massas de ar durante 24 horas por dia. Informações sobre a temperatura, umidade, pressão do ar e velocidade do vento também são coletadas. Em seguida, todos esses dados são calculados em computadores modernos, estabelecendo a previsão do tempo com até 90% de precisão
.
A previsão do tempo indica se vai chover
A previsão do tempo indica se vai chover
O conhecimento das condições do tempo é fundamental para escolhermos roupas adequadas conforme a temperatura, além de auxiliar em viagens e passeios, de forma a evitar alguns ambientes durante períodos chuvosos.
Algumas atividades econômicas também dependem do conhecimento do tempo. Na agricultura, por exemplo, é fundamental que se saiba os períodos de estiagem e os chuvosos, evitando, assim, perdas significativas na colheita.
Essas informações também auxiliam na identificação antecipada de possíveis fenômenos atmosféricos que podem causar grandes danos, tais como furacões, chuvas de grande intensidade, nevascas, entre outros.
                                  FATORES DO CLIMA
Os fatores climáticos são aspectos físicos ou geográficos que determinam as características e alterações ou modificações  do clima.
LATITUDE   
Quanto mais distante da linha do Equador menor a será a temperatura, devido a menor incidência de luz solar. A Terra é iluminada pelos raios solares com diferentes inclinações. Quanto maior a distância do Equador menor é a incidência de luz solar. Os raios de luz solar se espalham na convergência da curvatura da Terra, diminuindo assim a concentração de calor solar transportado pela sua luz, nas regiões mais distantes da linha do Equador.
ALTITUDE    
Quanto maior a altitude, menor a temperatura. Isso ocorre porque o ar se torna rarefeito, diminuindo os gases e a umidade encontrada na atmosfera. Com um número menor de matéria o calor se dissipa rapidamente para o espaço sideral.

CONTINENTALIDADE
  A extensão dos continentes é um fator climático. A relação entre o volume de terras e a proximidade de grandes quantidades de água exerce influência na temperatura. Isso porque a água demora a se aquecer, enquanto os continentes se aquecem rapidamente. Por outro lado, ao contrário dos continentes, a água demora a irradiar a energia absorvida. Por isso, o Hemisfério Norte tem invernos mais rigorosos e verões mais quentes, devido a quantidade de terras emersas ser maior, ou seja, sofre influência da continentalidade, tendo em vista que as áreas continentais são muito maiores que as áreas oceânicas. Áreas costeiras tendem a ser mais frias que as áreas continentais.
Maritimidade: A presença das águas oceânicas são determinantes nas características climáticas de uma região, O tempo de aquecimento e resfriamento das águas e dos solos são diferentes, provocando mudanças periódicas na direção dos ventos, que transportam para os continentes a umidade provocada pela evaporação das águas oceânicas. A temperatura das águas dos oceanos também interferem no clima das regiões litorâneas e até mesmo em algumas regiões continentais.

Ciclo do Ouro

As 13 Colônias