quinta-feira, 18 de agosto de 2011

6º Ano - Geografia - Solos

Hoje apresentamos os solos, a sua formação, de rocha, solo novo e maduro. Apresentamos os horizontes, como o O (orgânico), A, B, C, R (rocha matriz). Comentamos sobre a questão da floresta amazônica de grande exuberância, mas que o desmatamento acaba evidenciando o solo pobre tropical que recebe 
enxurradas retirando as propriedades húmicas do solo.

A formação dos solos é um processo muito lento, tem uma longa duração e depende vários fatores, contudo segue sempre as mesmas etapas.

O elemento principal deste processo, denominado por Rocha Mãe é fundamental na definição do tipo de solo que se irá formar.


1º Etapa - A rocha mãe surge à superfície da Terra.





2º Etapa - Os fatores externos, como o vento, a água, a temperatura e os seres vivos, vão desgastando a rocha, provocando a sua fragmentação e a alteração química.






3º Etapa - Os restos de seres vivos colonizam a rocha juntamente com as partículas resultantes da fragmentação desta. Quando os seres vivos morrem, os fragmentos da rocha que se vão originando, acumulam-se formando um solo pouco espesso, o solo primitivo.



4º Etapa- Surgem pequenas plantas com raízes e pequenos animais, como os insetos. Estes seres vivos facilitam a fragmentação da rocha e, quando morrem, a matéria orgânica torna o solo mais complexo.




5º Etapa - Por último, começam a desenvolver-se plantas e a surgirem animais de maior porte. Os restos deste organismo e os materiais resultantes da sua decomposição vão enriquecendo o solo, que acaba por ficar constituído por várias camadas distintas, originando um solo maduro.



image004

Intemperismo por agentes químicos e biológicos


A ação de organismo no ambiente também está relacionada a formação de partículas que irão compor o solo. Os liquens ao se instalarem numa rocha ele libera alguns ácidos que ajudam a decompô-la que leva a formação de um solo que depois servirá de substrato para o desenvolvimento de plantas. Os organismos decompositores como os fungos e as bactérias obtêm seu alimento da matéria orgânica que está no solo. Quando os seres vivos morrem e deixam restos no meio ambiente a matéria orgânica é decomposta e os sais minerais voltaram a fazer parte do solo em forma de nutrientes. Os solos mais férteis são aqueles que são ricos em nutrientes orgânicos e minerais.