domingo, 24 de agosto de 2014

As 13 Colônias

Fatores Climáticos 6º Ano


Curiosidades

Você sabia...

...Que o lugar mais chuvoso não é na zona equatorial?
As localidades mais chuvosas são aquelas localizadas em zonas equatoriais, mas o lugar que apresenta a maior média de precipitação acumulada no ano é em uma região tropical, que, na maioria das vezes, apresenta estação seca e chuvosa. Esta localidade é a montanha Waialeale, no Havaí, onde média anual de precipitação é de 11700 mm.

...Que o lugar com menor precipitação é aqui na América do Sul?
Os lugares mais secos do mundo são aqueles localizados em zonas áridas. Temos, como exemplos, o oriente médio na Ásia, a região da Patagônia na Argentina, a região norte da áfrica e o deserto australiano. Mesmo assim, de todos esses lugares, o que apresenta o menor índice de precipitação é odeserto do Atacama na cordilheira dos Andes, da parte chilena, onde apresenta, nas partes mais secas, índice de 0mm. Em mais de 10 anos, algumas partes do deserto de Atacama não registraram mais de 5mm.

Deserto do Atacama, Chile

...Que existe um lugar que no inverno registra temperaturas iguais a da Antártida?A cidade de Verkoiansk na Rússia apresenta temperaturas no inverno tão baixas quanto a temperatura do Pólo Sul da Antártida, que já registrou -89ºC, onde a temperatura no inverno chega facilmente a -60°C e no verão as maiores temperaturas não são superiores a -5°C. A menor temperatura registrada nesta cidade é de -80°C. Mesmo assim, no verão, essa cidade registra temperaturas de até 30ºC no mês mais quente!

...Que o Oriente Médio é o lugar onde apresenta uma das maiores amplitudes térmicas diárias?
Num mesmo dia, no Oriente Médio, as temperaturas podem variar em 30ºC! Lá não é raro que no fim do inverno a temperatura mínima chegue a ficar em torno de 2ºC; mas com o decorrer do dia, à tarde a máxima chega a 35ºC. A média de temperaturas máximas nessa região chega a mais de 45ºC no verão.

...Que existe um Mar dentro do Oceano Atlântico?
As suas águas são quentes, limpas e azuis. Ele está situado no meio do Oceano Atlântico, perto dos Açores, e não tem nenhuma linha costeira. Este é o Mar do Sargaço, também conhecido como “Deserto Flutuante”. O Mar é formado pela corrente do Golfo e pela corrente Equatorial Norte, que formam um círculo oval que roda no sentido dos ponteiros do relógio. Apesar de um terço do plâncton do Atlântico ser produzido aqui, não existem nutrientes suficientes para atrair os peixes.

...Qual a máxima temperatura já registrada na Terra? E a mínima?
A mais alta temperatura que se tem notícia na Terra, 58 graus centígrados, foi registrada na cidadezinha de El Azizia, perto de Trípoli, na Líbia, norte da África, em 13 de setembro de 1922. Já a menor temperatura registrada foi de 89,02 graus abaixo de zero, em 21 de julho de 1983, na estação soviética de Vostók, na Antártida, em 21 de Julho de 1983. Nessa paisagem gelada, os termômetros marcam, habitualmente, entre 30 e 60 graus negativos.

Climas do Brasil

CLIMAS DO BRASIL


A diversidade climática

O Brasil possui uma grande variedade de climas, devido ao seu território extenso (8,5 milhões de km2), à diversidade de formas de relevo, à altitude e dinâmica das correntes e massas de ar. Cerca de 90% do território brasileiro localiza-se entre os trópicos de Câncer e Capricórnio, motivo pelo qual usamos o termo "país tropical". Atravessado na região norte pela Linha do Equador e ao sul pelo Trópico de Capricórnio, a maior parte do Brasil situa-se em zonas de latitudes baixas, nas quais prevalecem os climas quentes e úmidos, com temperaturas médias em torno de 20 ºC.


Os tipos de clima

A classificação de um clima depende de diversos fatores, como a temperatura, a umidade, as massas de ar, a pressão atmosférica, as correntes marítimas e ventos, entre outros. A classificação mais utilizada para os diferentes tipos de clima do Brasil assemelha-se à criada por Arthur Strahler, se baseando na origem, natureza e movimentação das correntes e massas de ar.

Sabe-se que as massas de ar que interferem mais diretamente são a equatorial (continental e atlântica), a tropical (continental e atlântica) e a polar atlântica. Dessa forma, são verificados no país desde climas superúmidos quentes, provenientes das massas equatoriais, como é o caso de grande parte da região Amazônica, até climas semi-áridos muito fortes, próprios do sertão nordestino. Temos então, como principais tipos climáticos brasileiros:
  • Subtropical
  • Semi-árido
  • Equatorial úmido
  • Equatorial semi-úmido
  • Tropical
  • Tropical de altitude

Clima subtropical

As regiões que possuem clima subtropical apresentam grande variação de temperatura entre verão e inverno, não possuem uma estação seca e as chuvas são bem distribuídas durante o ano. É um clima característico das áreas geográficas a sul do Trópico de Capricórnio e a norte do Trópico de Câncer, com temperaturas médias anuais nunca superiores a 20ºC. A temperatura mínima do mês mais frio nunca é menor que 0ºC.

Clima semi-árido

O clima semi-árido, presente nas regiões Nordeste e Sudeste, apresenta longos períodos secos e chuvas ocasionais concentradas em poucos meses do ano. As temperaturas são altas o ano todo, ficando em torno de 26 ºC. A vegetação típica desse tipo de clima é a caatinga.

Clima equatorial úmido

Este tipo de clima apresenta temperaturas altas o ano todo. As médias pluviométricas são altas, sendo as chuvas bem distribuídas nos 12 meses, e a estação seca é curta. Aliando esses fatores ao fenômeno da evapotranspiração, garante-se a umidade constante na região. É o clima predominante no complexo regional Amazônico.

Clima equatorial semi-úmido

Em uma pequena porção setentrional do país, existe o clima equatorial semi-úmido, que também é quente, mas menos chuvoso. Isso ocorre devido ao relevo acidentado (o planalto residual norte-amazônico) e às correntes de ar que levam as massas equatoriais para o sul, entre os meses de setembro a novembro. Este tipo de clima diferencia-se do equatorial úmido por essa média pluviométrica mais baixa e pela presença de duas estações definidas: a chuvosa, com maior duração, e a seca.

Clima tropical

Presente na maior parte do território brasileiro, este tipo de clima caracteriza-se pelas temperaturas altas. As temperaturas médias de 18 °C ou superiores são registradas em todos os meses do ano. O clima tropical apresenta uma clara distinção entre a temporada seca (inverno) e a chuvosa (verão). O índice pluviométrico é mais elevado nas áreas litorâneas.

Clima tropical de altitude

Apresenta médias de temperaturas mais baixas que o clima tropical, ficando entre 15º e 22º C. Este clima é predominante nas partes altas do Planalto Atlântico do Sudeste, estendendo-se pelo centro de São Paulo, centro-sul de Minas Gerais e pelas regiões serranas do Rio de Janeiro e Espírito Santo. As chuvas se concentram no verão, sendo o índice de pluviosidade influenciado pela proximidade do oceano.


Guerra dos Mascates 7º Ano

União Ibérica 7º Ano